Dra. Sónia Rego
Oncologia Médica

Vídeos

 

A importância da relação Médico Doente Oncológico - Porto Canal

Neste vídeo é abordada a importância da relação Médico-Doente Oncológico e o impacto que poderá ter no tratamento e na evolução da doença.

Quanto mais cedo é o diagnóstico melhor é o prognóstico - Porto Canal

O diagnóstico precoce é fundamental para detetar o cancro numa fase inicial, potenciando largamente o sucesso do seu tratamento e minimizando o impacto na vida do doente.

Morrem anualmente 4 mil pessoas em Portugal vítimas de cancro colo-rectal

O cancro colo-rectal é a terceira causa de morte por cancro em todo o mundo e só em Portugal há 8 mil novos casos por ano e 4 mil pessoas morrem, também por ano, devido a esta doença. Sónia Rego, médica oncologista e membro da direção da Europacolon, esteve na Edição da Manhã. (Video)

Sic Notícias

Edição da Manhã

Termos médicos usados em Oncologia - Porto Canal

Para que a linguagem médico doente seja mais facilitada é necessário os médicos falarem de forma que os doentes e seus familiares entendam.

CON(MO)VIVER COM O CANCRO - Porto Canal

Testemunho – Maria do Rosário Grilo Andrade fala acerca de como tem vindo a lidar desde o diagnóstico do cancro gástrico. Mostra o funcionamento da bomba infusora de quimioterapia.

Oncologia e Covid19

Como foi ser oncologista durante este estado de pandemia, o que fazer durante esta nova fase de pandemia, medidas para o doente voltar dentro do possível à normalidade. Estes foram alguns dos temas abordados neste programa Dmais do Porto Canal.

Cancro do cólon - Podemos melhorar os resultados?

Cancro de cólon: falar dos sinais e sintomas de alerta e informar acerca dos factores de risco , podem ser 2 grandes caminhos para se conseguir diminuir a incidencia e mortalidade desta doença.

‘Portugal está ao nível dos melhores países no tratamento do cancro’ - Porto Canal

Sónia Rego, médica oncologista do Hospital da Luz Arrábida e do Hospital da Luz Clínica do Porto, participou no programa ‘Consultório’ do Porto Canal, emitido a 11 de junho, tendo explicado os avanços no tratamento do cancro que foram apresentados durante o último congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla inglesa).

O encontro anual da ASCO, um congresso de referência a nível mundial, decorreu entre 1 e 5 de junho, em Chicago, com mais de 45.000 participantes oriundos de 150 países. «Pudemos confirmar que Portugal está bem posicionado em termos de acesso dos seus doentes oncológicos aos melhores tratamentos existentes nesta área. Estamos ao nível dos países considerados de referência», salientou Sónia Rego. «Verificou-se igualmente que há cada vez mais tratamentos especificamente direcionados para cada tipo de tumor e, com isso, temos melhores resultados e melhor qualidade de vida para o doente», acrescentou.

Os estudos mais importantes apresentados nesta edição do congresso dizem respeito ao cancro do pulmão e ao cancro do pâncreas, como salientou a média oncologista. Em relação a este último, por exemplo, foi apresentado «um estudo robusto» que promete mudar a respetiva terapêutica, baseando-se na realização de quimioterapia um pouco mais agressiva do que aquela que é feita atualmente. Durante o congresso, também foram apresentados novidades no tratamento do cancro da mama e da próstata. «Em termos globais, podemos transmitir uma mensagem de otimismo em relação aos avanços nos tratamentos para os mais diversos tipos de cancro. Apesar de ainda estarmos longe do caminho perfeito, estamos no sentido certo e numa evolução constante, o que é muito importante», concluiu Sónia Rego.

Ver a intervenção de Sónia Rego no programa

‘Portugal está ao nível dos melhores países no tratamento do cancro’

Porto Canal - Consultório

Faça a sua marcação de consulta de forma rápida e simples.

Opção presencial ou por videoconferência 

Marcação de Consultas Online